DESCOMPLICANDO A DIFERENÇA ENTRE LINGUAGEM M x DAX
Primeiro é importante saber qual a necessidade da utilização dessas linguagens, em síntese a linguagem M é mais utilizada para manipulação e transformação dos dados obtidos na fonte e a DAX é utilizada para fazer análises desses dados.
A linguagem M(Power Query M-Language) é um linguagem interna do Power Query usada pela microsoft para toda e qualquer tarefa de TRASNFORMAÇÃO DE DADOS, geralmente fazemos isso usando a parte gráfica do Power BI mas é possível utilizar linhas de código para programarmos totalmente o Dashboard. A linguagem M o que tem de extensa tem de poderosa, podemos transformar e manipular dados de diversas maneiras com ela, é uma linguagem de programação, ou seja, é necessário o mínimo de entendimento sobre essa área para uma curva de aprendizado mais eficiente.
A linguagem DAX(Data Analysis Expressions) possui funções muito similares as funções do Excel, é necessário conhecer a função em si e quando utilizar determinada função para encontrar o resultado desejado, usamos geralmente para criar medidas no Dashboard. A linguagem DAX é uma linguagem de expressões, diferentemente da linguagem M que é necessário conhecimento em programação, com o mínimo de raciocínio lógico conseguimos aninhar fórmulas e desenvolver análises poderosas, com isso a curva de aprendizado se torna mais rápida, pois pode ser entendida de forma mais intuitiva do que comparado a linguagem M.
AMBAS PODEM TER UTILIZAÇÕES SEMELHANTES E RESOLVER OS MESMOS PROBLEMAS, porém a LINGUAGEM M DEVE SER USADA MAIS NA FASE DE ETL enquanto a DAX DEVE SER USADA PARA CRIAR INDICADORES E FAZER ANÁLISES(MODELAGEM DOS DADOS).
Comentários
Postar um comentário