"Dados são o novo petróleo." Provavelmente você ouviu essa frase nesses últimos anos, porém não somente ter os dados signifique que você tem ouro em mãos, é necessário
saber como extrair informações relevantes a partir desses dados para que posteriormente possa se tomar decisões que agreguem valor à uma organização.
Antes da análise é necessário uma organização, mineração, extração desses dados, e antes mesmo dos dados existirem, existe a necessidade da criação de um Banco para que esses dados sejam armazenados de forma confiável e organizada.
Nesse momento entra a Modelagem de Dados, que é a representação visual de um sistema, ou seja, para uma boa modelagem é necessário que exista um grande entendimento do negócio já que os modelos exigem saber as necessidades daquele negócio específico. O obejtivo principal da modelagem é ilustrar os relacionamentos dos dados, as formas que podem ser agrupados e ordenados, além das entidades que serão criadas com seus respectivos campos, atributos e chaves.
Bancos de Dados mal modelados podem ocasionar perdas de dados, mal investimento de recursos e em casos extremos(porém fáceis de acontecer), falência da empresa.
Por isso é de extrema importância que o profissional que criará um Banco de Dados, entenda as Regras de Negócio para que a classificação de entidades, atributos, relações e restrições sejam adequadas. Ele também deve se preocupar com as normalizações, atendendo a todas as formas normais possíveis. Com isso anomalias serão excluídas, manutenções serão menos complicadas, a integridade desse Banco não será comprometida, além da análise de dados, que será feita posteriormente, será mais assetiva.
Existem 6 formas de normalizar um banco, mas a partir da terceira já pode se dizer que o Banco está normalizado.
Primeira Forma Normal:
-Possui chaves primárias
-Não possui grupos repetitivos
-Todos os seus atributos são atômicos
Segunda forma Normal:
-Está na Primeira Forma Normal
-Não possui dependências parciais da chave primária
Terceira Forma Normal:
-Está na Segunda Forma Normal
-Se nenhum dos campos foram determinados transitivamente pela chave primária.
Vamos observar os conceitos apresentados em um exemplo prático em um projeto de uma construtora que fará projetos na cidade de São Paulo. Os dados que nos foram apresentados estavam totalmente fora das normalizações e se mantivéssemos da forma como estavam a empresa poderia ter sérios problemas posteriormente mesmo em uma amostra muito pequena de dados que foi selecionada, caso essa amostra expanda de tamanho o problema aumenta de forma exponencial, porque ficaria difícil de ver a olho nu o que realmente está acontecendo.
.png)











.png)
.png)
Comentários
Postar um comentário